segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Dois palanques para Dilma no RN

Desde a eleição de 1994, quando Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva se enfrentaram pela primeira vez, a briga pela Presidência da República se dá entre tucanos e petistas. Neste páreo, FHC venceu duas, enquanto Lula venceu outras duas e ainda teve um papel fundamental na eleição de Dilma Rousseff quatro anos atrás. No próximo dia 26, será decidido o sexto confronto. O resultado pode levar o placar para 4 a 2 para o PT ou deixar a disputa empatada em 3 a 3.

Apesar de a competição estar cada vez mais acirrada, a briga nacional não chegou à esfera da disputa estadual no Rio Grande do Norte, pois nem o PT e nem o PSDB pleiteam sentar na cadeira que hoje é de Rosalba Ciarlini (DEM). Aqui no Estado, o segundo turno vai definir se o próximo governador será Robinson Faria (PSD) ou Henrique Eduardo Alves (PMDB).

Os dois candidatos, apesar da discórdia no âmbito local, tem a mesma preferência quando o assunto é disputa presidencial. Tanto Robinson quanto Henrique representam no estado partidos da base aliada da presidente e declararam apoio à candidata petista. De um lado, Robinson conta com o apoio incondicional da senadora eleita Fátima Bezerra (PT), que recebe afagos de Lula e Dilma. Já Henrique é do partido do candidato à vice-presidente na chapa vermelha, Michel Temer (PMDB).

Essa configuração faz com que Dilma tenha dois palanques em solo potiguar, fortalecendo no estado a avaliação positiva que tem em quase todo o Nordeste. Tanto é que, no primeiro turno, faltou pouco para a petista atingir 1 milhão de votos, contra apenas 330 mil votos para o tucano – uma vantagem de mais de 40% dos votos válidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.