terça-feira, 19 de maio de 2015

Ex-presidente da câmara de vereadores de pilões é contra projeto de banda filarmônica


Na sessão do último dia 12, na Câmara Municipal de Pilões, foi apresentado um projeto, de autoria do Executivo Municipal, que viabiliza a aquisição de 80 instrumentos musicais para a Banda Filarmônica da cidade. Os vereadores da oposição Duvan e Francisco Cláudio pronunciaram-se e manifestaram voto contrário à aprovação do projeto, alegando que uma banda de música não é prioridade e que o município deve dar preferência a outras coisas. O vereador Aquino Júnior seguiu o voto dos dois. Votaram a favor o Presidente da Câmara Maycon Veríssimo, o vereador Risonaldo Monteiro, o vereador Aldir Olimpio e a vereadora Maria Vicente (Badia). Os vereadores Elijaime de Freitas e Amoz Bandeira não compareceram à sessão.

O recurso para a compra dos instrumentos, da ordem de 90 mil reais, foi adquirido junto ao Programa RN Sustentável, através de concorrência pública em que foi vencedora a Associação Desportiva Educativa e Cultural de Pilões-ADECUP, única associação do município que se habilitou para concorrer ao referido projeto. Para que o projeto seja viabilizado, a prefeitura precisa entrar com uma contrapartida de 10%, o que equivale a nove mil reais, uma vez que os projetos do RN Sustentável dependem de parceria com os municípios.

A lei que regulamenta tal parceria já havia sido votada e aprovada pelos vereadores em sessão anterior. Mas, por um erro de digitação, em vez 10% constava 1% no projeto de lei que foi enviado à Câmara. O erro foi percebido pela coordenação do Programa RN Sustentável que enviou e-mail à Secretaria Municipal de Educação solicitando que fosse feita a correção. Um projeto de lei complementar, com o percentual devidamente retificado, foi encaminhado à Câmara Municipal, porém não foi aprovado porque precisava de seis votos a favor e só obteve quatro.

Em entrevista a nossa reportagem o vereador Risonaldo Monteiro disse reconhecer que o município tem outras prioridades, mas considera que uma banda de música também é prioridade pela importância que tem na educação de jovens e crianças, servindo também de suporte para afastá-los do mundo das drogas. O vereador Risonaldo disse ficar decepcionado com os colegas que votaram contra, principalmente com o vereador Duvan: “logo ele que quando foi presidente da Câmara criou o projeto Parlamento Jovem, dizendo ser a favor da juventude, e agora é contra a um projeto tão importante para os nossos jovens”, declarou.

A secretária de educação do município, a professora Filomena Ferreira, disse ficar estarrecida com “tamanha atitude mesquinha” e que os mais prejudicados com isso são os jovens, pela grande importância que a Banda de Música tem para eles, assim como também para toda a comunidade de Pilões. Ainda de acordo com Filomena, o projeto será reencaminhado à Câmara, com base em dispositivos legais, e ela espera que dessa vez os vereadores que votaram contra repensem na importância do projeto e deem voto favorável, em prol da juventude de Pilões.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Solicitamos aos senhores que ponderem nos comentários evitanto colocar em constragimentos a pessoa ao qual os senhores e senhoras irão fazer seus comentários.